Lançamento do filme de animação Dia do Manguezal

Crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Jacyntha Ferreira de Souza Simões, de Goiabeiras Velha, realizam filme de animação pela preservação dos manguezais 


O lançamento do curta-metragem será dia 11/12, quarta-feira, às 8:30 da manhã, no Cine Metrópolis, Ufes, em sessão aberta à comunidade. 


Goiabeiras Velha, 06 de dezembro de 2019– Inspiradas na cultura do manguezal, na consciência ambiental e no gosto pelas brincadeiras de pintar, desenhar, recortar, modelar com argila, massinha e encenar, 40 crianças do 6º A e B do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jacyntha Ferreira Simões criaram a animação DIA DO MANGUEZAL. A turma inventou cenários, personagens e ações do curta-metragem, que será lançado dia 11/12, quarta-feira, às 8:30, no Cine Metrópolis, Ufes. A sessão é aberta ao público e contará com a presença das crianças do Cmei Jacyntha e da comunidade de Goiabeiras Velha. Na abertura, os protagonistas mirins farão uma apresentação ao vivo da trilha sonora que escolheram para o filme.  

A animação e a preservação dos manguezais

Realizada pelo Projeto Animação Ambiental/ Instituto Marlin Azul através da Lei Rouanet, em parceria com o projeto de extensão da Ufes Narradores da Maré e o Cmei Jacyntha Simões, e a participação especial do projeto Instrumentarte/Circuito Cultural - SEMC, a animação DIA DO MANGUEZAL foi concebida para sintetizar e comemorar o trabalho de conscientização ambiental da turma, a partir das produções de desenhos, pinturas e das
toadas de congo que gostam de cantar e tocar.  Há mais de 20 anos as Professoras da Educação Infantil Pública de Vitória Fabíola Fraga e Márcia Dias realizam na escola um trabalho voltado para a Valorização da Cultura Regional de Goiabeiras (congo, paneleiras) e preservação do Ecossistema Manguezal.  Em 2012 as crianças escreveram uma carta à Prefeitura de Vitória e à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, que resultou na Lei Municipal 8.606/13 instituindo o 26 de julho –Dia Municipal do Manguezal.  Agora, por meio das técnicas de animação 2D, stop motion e pixilation, os pequenos cineastas mandam o seu recado.


A produção das cenas e a trilha sonora

Instaladas em um dos berços do congo capixaba, as crianças do Cmei Jacyntha Simões aprendem desde cedo a cantar as músicas, dançar e tocar tambores e casacas.  As aulas semanais da escola têm a orientação de Sagrilo, coordenador do projeto Instrumentarte/Circuito Cultural, e do mestre Valdemiro, da Banda de Congo Panela de Barro de Goiabeiras Velha. 

Foi a partir da escolha das músicas pelos alunos e da gravação do áudio da roda de congo infantil que o filme de animação começou a ser concebido. Ao longo do semestre, as crianças produziram desenhos, pinturas e aquarelas com tintas naturais do mangue, criaram cenários em caixas de papel, personagens recortados, objetos modelados em barro, massinha colorida e encenaram as sequencias que compõem o curta-metragem de animação. 
   
A parceria

Com mais de 15 anos de estrada, o Projeto Animação Ambiental utiliza as técnicas do cinema de animação para criar espaços de reflexão sobre temas relevantes para alunos e suas comunidades, trazendo novos conhecimentos, de forma lúdica e divertida. Ao transformarem uma ideia em filme, as crianças e adolescentes exercitam a expressão oral e escrita, a criatividade, as habilidades artísticas, despertam a imaginação, adquirem novos conhecimentos, desenvolvem a sensibilidade e a consciência ambiental. 

Narradores da Maré, criado em 2014, é um projeto de extensão vinculado ao Centro de Educação da Ufes que propõe práticas pedagógicas e ações afirmativas nas comunidades localizadas em áreas de manguezal da baía de Vitória.  Desde 2017 promove atividades culturais, de preservação, conscientização e convivência comunitária em Goiabeiras Velha, com ampla participação dos moradores de todas as idades.  


A animação O DIA DO MANGUEZAL também será exibida na comunidade de Goiabeiras Velha e posteriormente lançada em DVD para distribuição entre os autores, escolas, parceiros do Projeto e instituições ligadas à defesa do meio ambiente, sustentabilidade, direitos da infância e adolescência, cultura, educação e preservação da memória.


Mais informações:
Instituto Marlin Azul/ Projeto AnimaçãoAmbiental
Beatriz Lindenberg
(27) 3327-5009 / 3327-6999 / (27) 999429498
www.animazul.org.br

instituto@imazul.org /
facebook.com/institutomarlinazul

Comentários

Postagens mais visitadas