MINICURSO III ECOLOGIAS INSUBMISSAS

 

 

Compartilhando os movimentos do grupo de pesquisa neste final de ano.

Nos dias 21 e 22 de novembro o grupo de pesquisa Territórios de aprendizagens autopoiéticas e o projeto de extensão Narradores da maré estiveram presentes na programação da X Jornada de Extensão e Cultura promovido pela Proex – Ufes, com o minicurso III Ecologias Insubmissas: educações ambientais, cotidianos escolares e outras ecologias em tempos de pandemia.

 

Com o minicurso pudemos abordar e problematizar o potencial ético, estético, político e pedagógico das educações ambientais e das ecologias que emergem nas redes educativas cotidianas, com práticas pedagógicas realizadas nos cotidianos escolares. 

 

Conversamos e problematizamos sobre as diferentes perspectivas teóricas e metodológicas de educação ambiental e as ações de ensino, pesquisa e extensão que realizamos.

 

No dia 21 de novembro tivemos as apresentações das ações do projeto de extensão Narradores da maré e do grupo de pesquisa Territórios de aprendizagens autopoiéticas/Cnpq. Em seguida, tivemos apresentações das Ecologias insubmissas das pesquisas realizadas pelas pesquisadoras Andreia Teixeira Ramos, Edilene Machado dos Santos, e, pelo pesquisador Victor de Jesus, que também abordou seus estudos sobre racismo ambiental e saneamento ambiental. 

 

Na etapa final do primeiro dia do minicurso fomos agraciados e presenteados com as apresentações dos movimentos das pesquisas das professoras e mestrandas (PPGMPE) Simara Santos e Leticia Lopes Bortolotti Baptista abordando as suas pesquisas com educação ambiental e educação infantil nos cotidianos escolares, e, a pesquisa de Gabriel Lecoque Francisco com a metodologia da cineconversas num diálogo com a educação ambiental nos cotidianos escolares.


No dia 22 de novembro a programação seguiu com as vivências da metodologia das cineconversas ministrada pela professora e pesquisadora Andreia Teixeira Ramos, o que nos possibilitou o diálogo dessa metodologia abordando as problemáticas ecológicas. Em seguida o  professor pesquisador Fledson Silva Faria apresentou o projeto pedagógico Olharpassarinho e as cibertrilhas implantadas em áreas de manguezais de Cariacica. No final o grupo se reuniu e fizemos o encerramento do minicurso visitando o Galpão das Paneleiras de Goiabeiras.

 

Agradecemos a oportunidade de participarmos deste importante evento.

Agradecemos também às pessoas que se inscreveram e que por algum motivo não puderam participar dos encontros. Nosso muito obrigado, gratidão pelas conversas e que possamos nos encontrar em breve.

Compartilhamos aqui alguns dos materiais que foram apresentados e comentados nos encontros!

FOTOS DOS ENCONTROS


https://drive.google.com/drive/folders/1tVDGYkGypsXtFqrII17Z8jVNGlyTany-?usp=share_link 
















PLAYLIST - Criação de Victor de Jesus

https://open.spotify.com/playlist/0mvjqC0gkxj7uyJULmn2wh?si=W2bpfuz7QPWcJaB1exJEbA&utm_source=whatsapp 


VÍDEOS:

O dia da torta capixaba:

https://www.youtube.com/watch?v=_hztukjtc4g&t=67s 

Amor Mascarado:

https://www.youtube.com/watch?v=5Adeu7EQIJw 

KBELA: o filme

https://www.youtube.com/watch?v=LGNIn5v-3cE 

Cores e botas:

https://www.youtube.com/watch?v=Ll8EYEygU0o 

Mulheres de Barro:

https://www.youtube.com/watch?v=4faXQjAZXVY 


Dissertações e teses:

EDUCAÇÕES AMBIENTAIS COM OS USOS DE DRONES E ARTEFATOS TECNOCULTURAIS NA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DOS MANGUEZAIS DE CARIACICA E NOS COTIDIANOS ESCOLARES 

- FLEDSON SILVA FARIA

https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_15209_01.%20Versao%20final%20da%20dissertacao20210824-03904.pdf 


CARTOGRAFIAS E NARRATIVAS DAS EDUCAÇÕES AMBIENTAIS E ECOLOGIAS INSUBMISSAS NOS COTIDIANOS DAS MULHERES NA BACIA DO RIO FORMATE, VIANA (ES)

- EDILENE MACHADO DOS SANTOS

https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_14829_01.%20Vers%E3o%20final%20da%20disserta%E7%E3o20210128-65148.pdf 


LIVRO: 

Geografia dos afetos, de Andreia Teixeira Ramos [livro digital] [gratuito]

https://www.lojapedregulho.com.br/geografia-dos-afetos 

- ANDREIA TEIXEIRA RAMOS


MULHERES NO CONGO DO ESPÍRITO SANTO: PRÁTICAS DE RE-EXISTÊNCIA ECOLOGISTA COM OS COTIDIANOS ESCOLARES

- ANDREIA TEIXEIRA RAMOS 

https://drive.google.com/file/d/191CmF1p6GJ9TUi40WCmV4CPLohZDPOcT/view?usp=share_link 



Comentários

Postagens mais visitadas