MINICURSO II ECOLOGIAS INSUBMISSAS: EDUCAÇÕES AMBIENTAIS E OUTRAS ECOLOGIAS COTIDIANAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

 





Semana do Conhecimento 2021

IX Jornada Integrada de Extensão e Cultura da UFES


PROJETO DE EXTENSÃO NARRADORES DA MARÉ



CURSO DE EXTENSÃO:  


II Ecologias insubmissas: Educações ambientais e outras ecologias cotidianas em tempos de pandemia


Objetivo geral do curso:

Abordar e problematizar o potencial ético, estético, político e pedagógico de educações ambientais e ecologias cotidianas que emergem nas redes educativas com práticas pedagógicas realizadas nos cotidianos escolares.


Período de realização: 29 de novembro a 03 de dezembro

Horário: 18h30 às 20h30

Carga horária: 10 horas


O Curso de extensão II Ecologias insubmissas: Educações ambientais e outras ecologias cotidianas em tempos de pandemia está organizado em lives com as seguintes temáticas:





LIVE 1 Educações ambientais nas redes educativas do Projeto de Extensão Narradores da Maré e do grupo de pesquisa Territórios de Aprendizagens Autopoiéticas


Duração: 2h

Data: 29/11/21 - 18h30 às 20h30


DISPONÍVEL EM :

https://www.youtube.com/watch?v=UQQuKjXVTrY&t=37s






Programação


  • Abertura do curso e momento cultural com a presença do Congo Tupinikim da Aldeia de Caieiras Velha, Aracruz, ES 



  • Apresentação das andarilhagens de extensão do Projeto Narradores da Maré e do grupo de pesquisa Territórios de aprendizagens autopoiéticas com a participação dos professores, professoras e estudantes integrantes do projeto de extensão e do grupo de pesquisa.



Lançamento do Livro Geografia dos afetos: cartas, cartões postais, diário de campo e caderno de uma pesquisadora de autoria da pesquisadora ecologista Profa. Dra. Andreia Teixeira Ramos (Ufes)






LIVE 2 Educações ambientais, pesquisas narrativas e escrevivências com mulheres ecologistas 

Duração: 2h

Data: 30/11/21 - 18h30 às 20h30


DISPONIVEL EM: https://www.youtube.com/watch?v=ePGhxwyDugg


Programação



  • Momento cultural com a Banda de Congo Amores da Lua de Santa Marta, Vitória, ES  


  • Apresentar os movimentos metodológicos de pesquisas com educação ambiental envolvendo narrativas e escrevivências com mulheres ecologistas








LIVE 3: Ecologias do narrar e racismo ambiental.

Duração: 2h

Data: 01/12/21 - 18h30 às 20h30


DISPONÍVEL EM: https://www.youtube.com/watch?v=q7ybgM9VAPo&t=1s



Programação


  • Momento cultural com a Banda Tupiniquim Blues, Viana, ES 

  • Conversações acerca das atividades do projeto Ecologias Narrar e racismo ambiental.







LIVE 4 Educações ambientais em áreas de manguezais e nos cotidianos escolares

Duração: 2h

Data: 02/12/21 - 18h30 às 20h30


DISPONÍVEL EM: https://www.youtube.com/watch?v=Dih5QFlttRI&t=3s


Programação


  • Momento cultural e musical.

  • Apresentar ações de extensão, pesquisas e práticas pedagógicas de educação ambiental, realizadas pelo projeto Narradores da Maré e pelo grupo de pesquisa, em áreas de manguezais da Baía de Vitória e com os cotidianos escolares. 





LIVE 5: Momentos e acontecimentos da história ambiental e das tragédias ecológicas na Bacia do Rio Doce narrados por meio de fotografias, notícias e vídeos.

Duração: 2h

Data: 03/12/21 - 18h30 às 20h30


DISPONÍVEL EM: https://www.youtube.com/watch?v=fsclGWlmYvo&t=15s



Programação


  • Entrevista com o Jornalista e ativista ambiental Nilo Tardin (Diário Digital Capixaba) acerca de momentos e acontecimentos da história ambiental e das tragédias-crimes ecológicas na Bacia do Rio Doce.

  • Entrevista disponível no canal do Narradores da maré no YouTube

  • Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fsclGWlmYvo







Participantes do minicurso


Prof. Dr. Soler Gonzalez 

Coordenador do projeto de extensão e líder do grupo de pesquisa


Profa. Dra. Andreia Teixeira Ramos 

Líder e professora pesquisadora do grupo de pesquisa 


Pauliano Roberto Martins da Silva

Estudante de História

Bolsista PIBIC

Bolsista Pibex 


Profa. Dra. Patricia Baroni- UFRJ

Coordenadora do Grupo de pesquisa Ecologias do Narrar e do projeto de extensão Reinvenção do Ler, do Escutar, do escrever e do Falar com você.


Ms. Victor de Jesus - Ufes

Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais (Ufes). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Ufes

Membro do Projeto Narradores da Maré e do Grupo de Pesquisa Territórios de aprendizagens autopoiéticas/Cnpq


Profa. Ms. Edilene Machado dos Santos 

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação. 



Profa. Ms. Márcia Mazocco

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação.


Prof. Ms. Fledson Faria Silva 

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação.


Profa.Olga Rodrigues Vicente Fernandes

Professora da Educação Básica

Mestranda do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação.


Prof. Raphael da Silva Gama

Professor da Educação Básica

Mestrando do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação.


Profa. Letícia Lopes Bortolotti Baptista 

Professora da Educação Básica

Mestranda do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação.


Profa. Simara Santos Silva

Professora da Educação Básica

Mestranda do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação


Prof. Gabriel Lecoque Francisco

Professor da Educação Básica

Mestrando do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação


Victor Rangel

Licenciado em Geografia

Bolsista PIVIC


Carlos Gobbi Neto

Licenciado em Geografia

Bolsista PIVIC - Ufes´


Profa. Rithianne Barbosa - UFRJ

Pedagoga, pesquisadora do Grupo de pesquisa Ecologias do Narrar.



Profa. Ana Carolina Fernandes de Lima - UFRJ

Pedagoga, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ecologias do Narrar.


Jornalista Nilo Tardin (Diário Digital Capixaba)




BIBLIOGRAFIAS INDICADAS E CONSULTADAS



ALMEIDA, Sílvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro. Pólen, 2019.


ALVES, Nilda. Sobre as razões das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In: GARCIA, Leite Regina. (Org.) Diálogos cotidianos. Petrópolis, RJ: DP ET Alii, Rio de Janeiro: FAPERJ, 2010.


ALVES, Nilda. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas: memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Ed. Cortez, 2019.  

BENTO, Maria Aparecida Silva. Branqueamento e branquitude no Brasil. CARONE, Iray; BENTO, Maria Aparecida Silva (Orgs.). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 25-58.

BRASIL. Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394 [...] para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro- Brasileira” [...]. Brasília, DF: Presidência da República [2003]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 19 nov. 2021.


BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei n o  9.394 [...] para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro- Brasileira e Indígena”. Brasília, DF: Presidência da República [2008]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007 2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 19 nov. 2021.


CARNEIRO, Sueli. Escritos de uma vida. Belo Horizonte: Letramento, 2018.


CASTRO, Josué de. Geografia da fome: o dilema brasileiro : pão ou aço. 11. ed. Rio de Janeiro: Gryphus, 1992. 360p


CASTRO, Josué de. Homens e caranguejos. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.


EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. Rio de Janeiro: Malê, 2016a.


EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas, 2016b.


EVARISTO, Conceição. Becos da Memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2017a.


EVARISTO, Conceição. Histórias de leves enganos e parecenças. Rio de Janeiro: Pallas, 2017b.


EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Pallas, 2017c.


EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Rio de Janeiro: Pallas, 2017d.


FRANTZ, Fanon. Pele negra, máscaras brancas. Salvador. Editora EDUFBA, 2008.


FARIAS, Fledson Silva. Educações ambientais políticas com os usos de drones e artefatos tecnoculturais na reserva de desenvolvimento sustentável dos manguezais de Cariacica e nos cotidianos escolares. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021a, 205 p.


FARIAS, Tom. Carolina: uma biografia. Editora Malê, Rio de Janeiro, 2018.


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1996.


FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 58º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014a.


FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011b.


FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos: São Paulo: Paz e Terra, 2014b.


FREIRE, Paulo; GUIMARÃES. Dialogando com a própria história. São Paulo: Paz e Terra, 2011.


FREIRE, Paulo; GUIMARÃES. Aprendendo com a própria história. São Paulo: Paz e Terra, 2011.


FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: Reflexões sobre minha vida e minha práxis. São Paulo: Paz e Terra, 2015.


GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 167-182, jan./jun. 2003.


GOMES, Nilma Lino. Intelectuais negros e produção do conhecimento: algumas reflexões sobre a realidade brasileira. In: MENESES, Maria Paula; SANTOS, Boaventura de Souza. (org.). Epistemologia do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.


GOMES, Nilma Lino. Educação, relações étnico-raciais e a Lei 10.639/03. 25/08/2011. Disponível em: <http://antigo.acordacultura.org.br/artigo-25-08-2011>. Acesso em: 6 de abril de 2020.


GONZÁLEZ, Soler. Educação ambiental autopoiética com as práticas do bairro Ilha das Caieiras entre os manguezais e as escolas. 2013. 159 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação.


GONZALEZ, Soler; SILVA, Pauliano Roberto Martins da. Narradores da Maré: estudo e produção de mapas digitais com os saberes socioambientais e geográficos de comunidades tradicionais dos catadores de caranguejos e das paneleiras do Bairro Goiabeiras Velha. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFES, 2016, Vitória-ES. Anais [...]. Vitória: [s. n.], 2016. ISSN: 2357-7746.


GONZALEZ, Soler; SILVA, Pauliano Roberto Martins. Momentos e acontecimentos da história ambiental e das tragédias ecológicas na Bacia do Rio Doce narrados por meio de fotografias, notícias e vídeos. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFES, 2020, Vitória-ES. Anais [...]. Vitória: [s. n.], 2020. ISSN: 2357-7746.  


GONZALEZ, Soler; NOGUEIRA, Gabriel Silva. Narradores da Maré: perpetuação dos saberes populares e tradicionais dos catadores de caranguejo da Baía de Vitória e a produção de vídeo documentário experimental. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFES, 2017, Vitória-ES. Anais [...]. Vitória: [s. n.], 2017. ISSN: 2357-7746.


GONZALEZ, Soler; LEITE, Lucas de Souza. Perspectivas ecologistas nas narrativas e histórias de vida contadas pelas paneleiras de Goiabeiras e suas contribuições com a formação de educadores/a. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFES, 2017, Vitória-ES. Anais [...]. Vitória: [s. n.], 2017. ISSN: 2357-7746.


GONZALEZ, Soler; LEITE, Lucas de Souza. Educação ambiental, meio ambiente, representações sociais, narrativas e práticas pedagógicas nos cotidianos escolares. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFES, 2018, Vitória-ES. Anais [...]. Vitória: [s. n.], 2018.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.


bell hooks. Mulheres negras: moldando a teoria feminista. Revista Brasileira de Ciência Política, nº16. Brasília, janeiro - abril de 2015, pp. 193-210.

 

hooks, bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. 4ª ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2019a.

 

hooks, bell. Olhares negros: raça e representação. Trad. Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019b. 356p.

 

hooks, bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. Trad. Cátia Bocaiuva Maringolo. São Paulo: Elefante, 2019c.


LORDE, Audre. Irmã outsider. 1ª ed. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2019.


JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10 ed. -. São Paulo: Ática, 2014a.


JESUS, Carolina Maria de. Diário de Bitita. São Paulo: SESI - SP Editorial, 2014b.


JESUS, Carolina Maria de. Casa de alvenaria. Volume 1: Osasco.  1ª ed. -. São Paulo: Companhia das Letras, 2021a.


JESUS, Carolina Maria de. Casa de alvenaria. Volume 2: Santana.  1ª ed. -. São Paulo: Companhia das Letras, 2021b.


KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Trad. Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.


Kopenawa, Albert, Bruce, Davi. A queda do céu. Palavras de um xamã yanomami 1a ed. — São Paulo : Companhia das Letras, 2015.


KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 1ª edição, São Paulo: Companhia das Letras, 2019.


KRENAK, Ailton. A vida não é útil.1ª edição, São Paulo: Companhia das Letras, 2020.


MACIEL, Cleber. Negros no Espírito Santo. Oswaldo Martins de Oliveira (Org.). Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. 2 ed.  2016.


MATURANA, Humberto. Ciência e vida cotidiana – a ontologia das explicações científicas. In: MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Tradução Cristina Magro - Víctor Paredes. Belo horizonte: Editora da UFMG, 2001. p. 125-159


MBEMBE, Achille. Necropolítica. Ed. N-1. São Paulo, 2021.


MUNANGA, Kabengele. Superando Racismo na Escola. Ministério da Educação. Brasília, 2005. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4575.pdf


MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil Identidade nacional versus identidade negra - 5ª Edição. Editora Autêntica. 2019. 


NARRADORES DA MARÉ. In: FACEBOOK. Espírito Santo, [página criada em 2014] 27 out. 2014. Disponível em: https://www.facebook.com/Narradores-da-Mar%C3%A9- 880737971944702. Acesso em: 19. nov. 2021.


NARRADORES DA MARÉ. In: BLOGSPOT. Espírito Santo, [página criada em 2014] 27 out. 2014. Disponível em: http://narradoresdamare.blogspot.com/. Acesso em: 19 nov. 2021.


NARRADORES DA MARÉ. In: INSTAGRAM. [S. l.], [página criada em 2020] Disponível em: https://www.instagram.com/narradoresdamare/?hl=pt-br. Acesso em: 19 nov. 2021.


NARRADORES DA MARÉ. In: YOUTUBE. [S. l.], [página criada em 2017] 3 fev. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCat6MvayMz7-YRntXS2TxDw. Acesso em: 19 nov. 2021.


NARRADORES DA MARÉ. In: SPOTIFY. [S. l.], [página criada em 2021] Disponível em: https://open.spotify.com/show/512E8eKQkvNbJXxBfLG0Et. Acesso em: 19 nov. 2021.


NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. 1 ed. São Paulo: Perspectivas, 2016.


OCUPAÇÃO ABDIAS NASCIMENTO. Itaú cultural. Catálogo. São Paulo. 2006.


OLIVEIRA, Inês Barbosa. Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: Editora CRV, 2019.


OLIVEIRA, Kiusam de. OMO-OBA: histórias de princesas. Belo Horizonte. Mazza Edições. 2009.


OLIVEIRA, Kiusam de. O mundo no black power de Tayó. São Paulo: Peirópolis/ Fundação Biblioteca Nacional. 2013.


OLIVEIRA, Kiusam de. O mar que banha a ilha de Goré. São Paulo: Peirópolis/ Fundação Biblioteca Nacional. 2014.


OLIVEIRA, Kiusam de. O black power de Akin. São Paulo: Editora de Cultura, 2020.


OLIVEIRA, Kiusam de. Com qual penteado eu vou? São Paulo: Editora Melhoramentos, 2021.


RAMOS, Teixeira Andreia. Educação ambiental entre os carnavais dos amores com os mascarados do congo de Roda D’Água. 2013. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES, 2013.


RAMOS, Andreia Teixeira. Mulheres no congo do Espírito Santo: práticas de re-existência ecologista com os cotidianos escolares. 2018. 319 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniso, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, São Paulo. 


RAMOS, Andreia Teixeira. Narrativas autobiográficas de uma mulher negra: identidades sociais de raça e gênero. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 3, p. 15-34, set./dez. 2019. Disponível em: http://www.unioeste.br/travessias. Acesso em: 17 de março de 2020.

RAMOS, Andreia Teixeira. Mulheres de Barro: análise fílmica de panelas, congo e amor. CAZÉ, Bárbara Maia Cerqueira (org.). Mulheres negras na tela do cinema. Vitória: Pedregulho, 2020. p. 21-48.

RAMOS TEIXEIRA, A. Marielle Franco, a potência da insubmissão!. Sul-Sul - Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 1, n. Especial, p. 35–52, 2021. DOI: 10.53282/sulsul.v1iEspecial.835. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/revistasul-sul/article/view/835. Acesso em: 24 nov. 2021.


RAMOS, Andreia Teixeira. Geografia dos afetos - cartas, cartões postais, diário de campo e caderno de uma pesquisadora. Vitória: Pedregulho, 2021. 196 p. Disponível em:

https://www.editorapedregulho.com.br/downloads. Acesso em: 6 jul. 2021.


RATTS, Alex; RIOS, Flavia. Lélia Gonzalez. Retratos do Brasil Negro. São Paulo. Sele Negro. 2010.


REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Coleção Primeiros Passos; 292).


______. A contribuição política e pedagógica dos que vêm das margens. Teias, Rio de Janeiro, ano 11, n. 21, p. 1-6, jan./abr. 2010. Disponível em: <http://periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/viewFile/533/446>. Acesso em: 31 jul. 2013.


______. Marcos. Ecologistas. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 1999.


______. Aspectos teóricos e políticos das narrativas: ensaio pautado em um projeto transnacional. In: CORDEIRO, R. KIND, L. (Org). Narrativas, gênero e política. Curitiba: CRV, 2016. p. 49-66.


RIBEIRO, Marcia Cristina Mazocco. Entre fios, nós e educações ambientais: narrativas ecologistas de mulheres de Cariacica. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.


RIOS, Flávia; LIMA, Márcia (Org.) Lélia Gonzalez: por um feminismo afro-latino americano: ensaios, intervenções e diálogos. 1ª ed. Rio de Janeiro. Zahar, 2020.


RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Ed. Mórula. 1. ed. Rio de Janeiro, 2019.


______. Vence Demanda - educação e descolonização. Ed. Mórula. 1. ed. Rio de Janeiro, 2021.


SANTOS, Edilene Machado dos.  Cartografias e narrativas das educações ambientais e ecologias insubmissas nos cotidianos das mulheres na bacia do rio formate, Viana (ES). Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020, 212 p.


SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2002. 384 p. - (Coleção Milton Santos , Nº 1)


SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Edusp. 7 ed. Coleção Milton Santos, N. 8. São Paulo, 2014. 


SANTOS, Milton; ELIAS, Denise. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. São Paulo. Edusp. 6 ed. Coleção Milton Santos. N. 10, 2014.


SANTOS, Milton. Pobreza urbana. Edusp. 6 ed. Coleção Milton Santos. N. 16, 2021.


SANTOS, Milton; SILVEIRA, María Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Ed. Record. 20 ed. Rio de Janeiro, 2020.






Comentários

Postagens mais visitadas