RELATÓRIO DE EXTENSÃO 2021-2022
UNIVERSIDADE
FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CÂMARA
DE EXTENSÃO
RELATÓRIO
TÉCNICO
Título
da Atividade: Narradores da maré:
Nome
do Coordenador: Prof. Soler Gonzalez
Nodo
Registro SIEX: 161
Centro
/ Departamento (por extenso): Centro de
Educação, Dep. de Educação, Política e
Sociedade – DEPS
A
atividade vem sendo apoiada pela PROEX desde AGOSTO DE 2014
Período
a que se refere o Relatório: Julho de
2021 a Julho de 2022.
Resumo das Atividades Executadas no
Período.
I - Objetivos da proposta inicial:
1 - Atualizar o blog do projeto e das redes sociais
com as ações do projeto.
2 – Elaborar produção de publicação em forma de
ebook reunindo as ações de extensão do projeto articuladas ao projeto de
pesquisa "Geografias dos manguezais da baía de vitória e a formação de
professores/as”.
3- Divulgar no blog do projeto as ações de
extensão, ensino, pesquisa e dos produtos técnicos e educacionais que foram
criados em 2021/2022, dentre eles: a) episódios de podcasts; b) Mini-curso: II
Ecologias insubmissas: educações ambientais e outras ecologias cotidianas em
tempos de pandemia;
II - Etapas executadas no
período visando ao alcance dos objetivos:
Atualizar e divulgar no blog do
projeto as ações de extensão, ensino, pesquisa e dos produtos técnicos e
educacionais que foram criados em 2021/2022, dentre eles: a) episódios de
podcasts; b) Mini-curso: II Ecologias insubmissas: educações ambientais e
outras ecologias cotidianas em tempos de pandemia. Os materiais são
selecionados e arquivados no Blog.
Reuniões
semanais com o bolsista do projeto para elaborarmos um material de cunho
acadêmico e formativo abordando tanto as ações do projeto, quanto as produções
de iniciação científicas que são vinculadas ao projeto de extensão.
Principais
resultados:
1-
Ampliação das redes educativas e formativas que colaboram com as ações de
ensino, pesquisa e extensão do projeto;
2-
Inserção do projeto nas redes sociais, canal do YouTube e plataformas de
transmissão;
3-
Participação dos orientandos de IC e dos orientandos e orientandas do PPGMPE na
elaboração dos roteiros e dos episódios de podcasts.
4-
Participação de pesquisadores, pesquisadoras de diferentes instituições de
ensino no mini curso: II Ecologias insubmissas: educações ambientais e outras
ecologias cotidianas em tempos de pandemia
5)
Participação de pesquisadores/as, professores/as da educação básica e de
graduandos de diferentes instituições de ensino, no Cineconversas;
6)
Participação da Jornada de Extensão e Cultura de 2021 com o mini curso: II
Ecologias insubmissas: educações ambientais e outras ecologias cotidianas em
tempos de pandemia
Fatores Positivos
A
possibilidade de estabelecer uma relação de respeito com as comunidades,
escolas, sujeitos e parcerias que participam (e participaram) do projeto.
Acreditamos que as ações ultrapassaram
nossas expectativas iniciais e o que foi realizado no percurso do projeto,
assim como o retorno dos professores e professoras e estudantes e comunidades
parceiras suscitaram em outras parcerias e possibilidade de ações de extensão,
ensino e pesquisa para 2022- 2023. A participação do projeto na Jornada de
Extensão e Cultura possibilitou que o mini curso tivesse uma abrangência
nacional.
Fatores Negativos
Durante o percurso das ações realizadas os
desafios encontrados se referem a questão do distanciamento social, o ensino
remoto, e, principalmente a falta de uma política que garanta o direito ao
acesso universal à internet. Internet para todos e todas. De qualquer modo,
usamos os artefatos tecnológicos para mantermos o projeto e suas ações em
andamento, e, aproveitando dessa tecnologia para armazenar conteúdos, divulgar
as ações e ampliar as redes educativas.
V – Equipe: Preencha o
quadro abaixo, informando discentes, docentes,
técnicos e colaboradores externos envolvidos no período:
1.
Informar o nome dos bolsistas de Extensão
Pauliano Roberto Martins da Silva - Bolsista de Extensão
Internos:
Gilfredo Carrasco Maulin
Maria Luiza Teixeira Ramos Galacha
Marcia Cristina Mazocco Ribeiro
Pauliano Roberto Martins da Silva - Bolsista
Comentários
Postar um comentário