RELATÓRIO DE EXTENSÃO 2021-2022

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CÂMARA DE EXTENSÃO

 

RELATÓRIO TÉCNICO

 

 

Título da Atividade: Narradores da maré:

Nome do Coordenador: Prof. Soler Gonzalez

Nodo Registro SIEX: 161

Centro / Departamento (por extenso): Centro de Educação, Dep. de  Educação, Política e Sociedade – DEPS

 

A atividade vem sendo apoiada pela PROEX desde AGOSTO DE 2014

 

Período a que se refere o Relatório: Julho de 2021 a Julho de 2022.

 


Resumo das Atividades Executadas no Período.

 

I - Objetivos da proposta inicial:

 

1 - Atualizar o blog do projeto e das redes sociais com as ações do projeto.

 

2 – Elaborar produção de publicação em forma de ebook reunindo as ações de extensão do projeto articuladas ao projeto de pesquisa "Geografias dos manguezais da baía de vitória e a formação de professores/as”.

 

3- Divulgar no blog do projeto as ações de extensão, ensino, pesquisa e dos produtos técnicos e educacionais que foram criados em 2021/2022, dentre eles: a) episódios de podcasts; b) Mini-curso: II Ecologias insubmissas: educações ambientais e outras ecologias cotidianas em tempos de pandemia;

 

II - Etapas executadas no período visando ao alcance dos objetivos:

 

Atualizar e divulgar no blog do projeto as ações de extensão, ensino, pesquisa e dos produtos técnicos e educacionais que foram criados em 2021/2022, dentre eles: a) episódios de podcasts; b) Mini-curso: II Ecologias insubmissas: educações ambientais e outras ecologias cotidianas em tempos de pandemia. Os materiais são selecionados e arquivados no Blog.

 

Reuniões semanais com o bolsista do projeto para elaborarmos um material de cunho acadêmico e formativo abordando tanto as ações do projeto, quanto as produções de iniciação científicas que são vinculadas ao projeto de extensão.

 

 III - Apresentação e discussão sucinta dos resultados obtidos, informando o avanço, teórico, experimental ou prático obtido pela atividade de  extensão, deixando claros aspectos como impacto e abrangência social,  interdisciplinaridade e publicidade.

 

Principais resultados:

1- Ampliação das redes educativas e formativas que colaboram com as ações de ensino, pesquisa e extensão do projeto;

2- Inserção do projeto nas redes sociais, canal do YouTube e plataformas de transmissão;

3- Participação dos orientandos de IC e dos orientandos e orientandas do PPGMPE na elaboração dos roteiros e dos episódios de podcasts.

4- Participação de pesquisadores, pesquisadoras de diferentes instituições de ensino no mini curso: II Ecologias insubmissas: educações ambientais e outras ecologias cotidianas em tempos de pandemia

5) Participação de pesquisadores/as, professores/as da educação básica e de graduandos de diferentes instituições de ensino, no Cineconversas;

6) Participação da Jornada de Extensão e Cultura de 2021 com o mini curso: II Ecologias insubmissas: educações ambientais e outras ecologias cotidianas em tempos de pandemia

 

 IV - Relacione os principais fatores negativos e positivos que interferiram  na execução da atividade.

 

Fatores Positivos

 

A possibilidade de estabelecer uma relação de respeito com as comunidades, escolas, sujeitos e parcerias que participam (e participaram) do projeto.

 

Acreditamos que as ações ultrapassaram nossas expectativas iniciais e o que foi realizado no percurso do projeto, assim como o retorno dos professores e professoras e estudantes e comunidades parceiras suscitaram em outras parcerias e possibilidade de ações de extensão, ensino e pesquisa para 2022- 2023. A participação do projeto na Jornada de Extensão e Cultura possibilitou que o mini curso tivesse uma abrangência nacional.

 

Fatores Negativos

Durante o percurso das ações realizadas os desafios encontrados se referem a questão do distanciamento social, o ensino remoto, e, principalmente a falta de uma política que garanta o direito ao acesso universal à internet. Internet para todos e todas. De qualquer modo, usamos os artefatos tecnológicos para mantermos o projeto e suas ações em andamento, e, aproveitando dessa tecnologia para armazenar conteúdos, divulgar as ações e ampliar as redes educativas.

 

V – Equipe: Preencha o quadro abaixo, informando discentes, docentes,  técnicos e colaboradores externos envolvidos no período:

1. Informar o nome dos bolsistas de Extensão

Pauliano Roberto Martins da Silva - Bolsista de Extensão

Internos:

Soler gonzalez

Gilfredo Carrasco Maulin

Andreia Teixeira Ramos

Carlos Roberto Gobbi Neto

Edilene Machado dos Santos

Fledson Silva Faria

Maria Luiza Teixeira Ramos Galacha

Marcia Cristina Mazocco Ribeiro

Pauliano Roberto Martins da Silva - Bolsista

Victor de Jesus Barbosa

Vitor de Almeida Rangel

Yago Oliveira dos Santos

 

 



 

Comentários

Postagens mais visitadas