Defesas de dissertações do PPGMPE

 Neste mês de dezembro tivemos s defesas das dissertações de Olga Rodrigues Vicente Fernandes, intitulada, Dos encantos às problemáticas ecológicas de Guarapari: reflexões e saberes nos cotidianos escolares a partir de ‘imagensnarrativas’; e de Raphael da Silva Gama, intitulada, As educações ambientais e o racismo ambiental em José de Anchieta, Serra-ES e nos cotidianos escolares. 


Entraram em cena os tempos da exploração e contrabando (e com o incentivo do Estado brasileiro)  das areias monazíticas, por piratas que navegavam em nossos mares, a exploração de suas propriedades terapêuticas com benefícios à saúde humana, e, as propriedades físico-químicas-nuclearea para fins bélicos e de destruição planetária da vida; chegando aos dias atuais. Soma-se a isso o clichê de “cidade saúde” com apelo ao turismo, escondendo as problemáticas ambientais, sanitárias e de saúde da população local. 


Das areias monazíticas às areias da restinga do Parque Estadual Paulo César Vinha, trazendo à tona alguns momentos da vida,  militância e luta, do biólogo e ambientalista capixaba Paulo César Vinha, brutalmente assassinado por denunciar a exploração das areias de restinga do parque. 


Falando em problemática ambiental local, comunitária, o bairro de José de Anchieta, na Serra, é tema da dissertação do Raphael. Os moradores/as da Grande Vitória já conhecem bem os efeitos causados pelos incêndios da região de turfa localizada nas proximidades do Monte Mestre Álvaro. 


No caso do bairro José de Anchieta, situado ao lado da região de turfa, além do problema crítico e crônico causado à saúde humana local pela fumaça da turfa quando entra em combustão, soma-se também, os constantes (e já bastantes conhecidos) alagamentos e enchentes no bairro. 

O diálogo entre as perspectivas ecológicas cotidianas dos moradores de José de Anchieta e os impactos na vida cotidiana decorrentes do racismo estrutural e do racismo ambiental local, são abordados tanto no contexto teórico quanto nas práticas pedagógicas, comprometidas com uma educação ambiental antirracista nos cotidianos escolares.













 


Comentários

Postagens mais visitadas