Lançamento do livro: Educações ambientais e ecologias insubmissas nos cotidianos das mulheres na bacia do rio Formate, Viana (ES).

 

Salve, salve comunidade

E, é com alegria que finalizamos o mês (e o ano) com o lançamento do livro 

Educações ambientais e ecologias insubmissas nos cotidianos das mulheres na bacia do rio Formate, Viana (ES). 


O  processo de concepção deste livro é resultado da dissertação de Mestrado em Educação de Edilene Machado dos Santos, que se deu com as leituras, diálogos, militâncias, encontro de estudos e orientação do grupo de pesquisa Territórios de aprendizagens autopoiéticas/CNPq, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGMPE/UFES), e também com as participação nas ações do projeto de extensão Narradores da maré, somados ao engajamento social e comunitário de Edilene, frente as problemáticas ecológicas locais dos municípios capixabas de Cariacica e Viana.


Nossos agradecimentos aos colegas e pesquisadores/as do grupo de pesquisa pelas conversas, estudos e aprendizagens, fundamentais para a concepção e materialização deste livro e das pesquisas que realizamos e que estamos realizando juntos.


Agradecemos a editora encontrografia pela oportunidade de publicação deste livro em formato de e-book, disponível gratuitamente (link abaixo).


Agradecemos ao Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação pela oportunidade de podemos publicar e divulgar as pesquisas realizadas pelos mestrandos e mestrandas do PPGMPE.


O belíssimo texto de prefácio é escrito pelo professor Dr. Rodrigo Barchi, e tem como título sugestivo: "Deixe-as falar, Edilene!". 

Gratidão por contextualizar o livro no momento histórico que estamos vivendo e também a Educação Ambiental, digo isso, fazendo alusão ao trecho, 


“enquanto escrevo esse prefácio, ainda estamos sobre o brutal impacto das execuções sumárias do jornalista britânico Dom Philips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira, justamente na semana do meio ambiente, no início de junho de 2022. Em outros momentos, estaríamos comemorando, com todos os poréns, os 50 anos da conferência de Estocolmo e os 30 da Eco-92. Mas não estamos”. 


Gratidão Rodrigo Barchi pela amizade e parceria.


O texto da contra-capa do livro é de autoria da professora e pesquisadora, Dra. Andreia Teixeira Ramos. Gratidão sem medidas pela leitura cuidadosa e pelos encontros e conversas (ins)piradoras e insubmissas, para pensarmos em uma educação e em uma educação ambiental como prática de liberdade, e contra as formas de opressão que vivenciamos em nossa sociedade marcada pela cultura colonial e escravocrata do patriarcado heteronormativo, capitalista de supremacia branca. 


No texto de apresentação do livro, escrevo:


"atribuo as pesquisas realizadas pela professora e pesquisadora Andreia Teixeira Ramos como a “responsável” pelas preocupações e inquietações epistemológicas e metodológicas decorrentes das aproximações da educação ambiental e da educação das relações étnico-raciais em nosso grupo de pesquisa."


Desejamos que as páginas deste livro sejam testemunhas vivas das inquietações e transformações que esta pesquisa nos provoca, seja pelas narrativas das ecologias cotidianas e de resistências das mulheres vianenses, das moradoras e dos moradores do bairro Marcílio de Noronha, mas, principalmente, pelas problematizações decorrentes das aproximações entre a educação ambiental, a educação das relações étnico-raciais e a boniteza da vida cotidiana.


Boa leitura!

Prof. Soler Gonzalez

Centro de Educação

Professor do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE)

Link para download:

https://encontrografia.com/educacoes-ambientais-e-ecologias-insubmissas-nos-cotidianos-das-mulheres-na-bacia-do-rio-formate-viana-es/ 








Comentários

Postagens mais visitadas